quinta-feira, 15 de março de 2012

Rude ou Ofensivo


Alguma vez seu nome ou apelido foi considerado rude ou ofensivo? No meu caso, alguns estranham meu apelido, outros o acham diferente, mas que eu saiba, até o dia 10/02/2012, ninguém nunca havia se  ofendido quando eu falava que meu apelido era Chacal. Bem, no dia 10 de fevereiro, isso mudou. Vejam só o que me aconteceu.

A um bom tempo tenho acompanhado os preços de camisas de times de futebol americano (conhecidas nos EUA como “jerseys”). Mesmo com o dólar em baixa, o somatório do preço da camisa, mais frete e taxas deixavam o preço final exorbitante, algumas vezes   passando   dos    R$ 400,00.
Com a notícia da mudança de fornecedores de material na temporada 2012-2013, pensei “agora é a chance”. Passei a monitorar os sites da NFL e do Philadelphia Eagles .Eis que um determinado dia o preço das camisas despencam mais de 50%.


Sabia exatamente o que queria. Uma “Jersey” dos Eagles na cor verde, personalizada com o nome Chacal e número 22. Iria fazer companhia a minha camisa do Botafogo com o meu nome . Pra completar, tem uma amiga minha que mora nos EUA e estava vindo para o Brasil no carnaval, tirando do custo do frete e das taxas, era perfeito. Fiz a compra e comecei a contagem regressiva para receber a camisa.
No dia seguinte, o fatídico 10/02/2012, recebo um e-mail da Central de Relacionamento da loja online do Philadelphia Eagles, com a seguinte informação:


Dear Luiz,
Thank you for contacting the Philadelphia Eagles Online Store. Our goal is to provide quality service to each and every one of our valued customers.

In regards to your order of a Philadelphia Eagles Green Custom Replica Jersey, we are not able to produce this item because of your custom name selection. The NFL reserves the right to not let us prodcue jerseys with anything that could be considered rude or offensive, (grifo meu) your selection was flagged under these restrictions. Please contact us with different selection for the custom name and number by replying to this email or by contacting our customer service number listed below.


Please accept our apology for this inconvenience.”

Não acreditei. Como assim meu nome é rude ou ofensivo? Aí caiu a ficha, os caras devem ter pensado que eu queria homenagear o terrorista venezuelano, Carlos "o Chacal".  Na mesma hora eu pensei “To ferrado, em segundos Jack Bauer vai meter o pé na porta, vai me torturar e fazer confessar o plano para dominar o mundo. Imediatamente respondi o e-mail, informando que esse nome era meu apelido e se tratava de uma referência a um mamífero. E ao final, informei que na impossibilidade de grafar Chacal, eu optava pelo nome LOURENÇO, conforme vocês podem, ver na cópia de parte do  e-mail que enviei em resposta.

“I understand that you can’t use  the name  “Chacal”. I want to explain that this word is  my nickname here in Brazil, where I live, and corresponds a mammal called black-backed jackal, whose scientificname is Canis mesomelas. I will be grateful if you can reconsider this. If not, please  keep the number 22 and change the name to Lourenço.”

A resposta não tardou:  Não seria possível colocar Chacal na camisa. Informaram ainda que, trocariam o nome, mas iria aparecer LOURENCO (com c no lugar do ç) e pediram para ratificar o pedido. Respirei fundo e confirmei a compra.


É claro que a camisa não chegou a tempo da minha amiga trazer no carnaval, mas entre mortos e feridos, não houve nenhum ataque terrorista, Jack Bauer não apareceu aqui em casa e consegui receber “my precious.” Agora é esperar o início da temporada 2012-2013, que será as 22:30 (horário de Brasília), no dia 05 de setembro.

Pois é, situação no mínimo curiosa.






3 comentários:

Bartinha disse...

É Pink! O que vamos fazer amanhã?
Dominar o mundo.
Bjs.

Bartinha disse...

Pelo menos o seu "Fogão" não acha seu nome rude...

Anônimo disse...

Agora é só colar um esparadrapo no Ç e ta blza!!!

One small step for man...

[]'s

Alfredo (A.K.A. Anônimo)